Saltar para os conteúdos

Famílias e grupos

Visitas orientadas e atividades educativas para todos os públicos

Em função da natureza específica dos grupos (faixas etárias e interesses pedagógicos específicos) organizamos visitas orientadas e oficinas pedagógicas ou workshops. Informe-se acerca da tipologia de visitas e oficinas que temos disponíveis no Serviço Educativo do Museu.

Descubra as experiências disponíveis para si

Atividades para as famílias

Atividades para as famílias

O primeiro domingo de cada mês é dedicado às Famílias. O Programa Famílias é gratuito e requer apenas inscrição prévia pelo 256 200 206 ou através do e-mail museuchapelaria@cm-sjm.pt Conheça o programa de atividades para 2024.

Nos períodos de interrupção letiva (Páscoa, Verão e Natal) e pensando no bem-estar e desenvolvimento dos seus filhos, preparamos vários programas culturais e pedagógicos que ocupam, de forma criativa e inovadora, o tempo livre dos mais pequeninos.

Se tem filhos entre os 4 e os 12 anos e pretende oferecer-lhes uma festa de aniversário especial, contacte-nos. Lanche, visitas temáticas e divertidas atividades lúdicas preenchem a tarde dos seus filhos e dos seus convidados.

Consulte-nos através do telefone 256 200 206 ou pelo e-mail museuchapelaria@cm-sjm.pt.

Visitas escolares

Visitas escolares

Visitas técnincas | Docentes

Os professores poderão fazer uma visita preparatória ao Museu da Chapelaria. Esta visita pretende estabelecer e definir os interesses culturais e pedagógicos do professor e adaptar os conteúdos da visita a esses mesmos interesses. O Museu disponibiliza um dossier pedagógico para preparação da visita junto dos seus alunos e para exploração posterior de conteúdos e ações pedagógicas. As visitas preparatórias são gratuitas para o professor e devem ser reservadas com antecedência.

Visitas escolares | Avaliação de riscos

O Museu da Chapelaria não pode assumir um dever de cuidado do grupo. Ao planear uma visita ao Museu, os grupos são aconselhados a garantir que uma pessoa competente (por cada 20 alunos) realiza uma avaliação de risco adequada às necessidades específicas do seu grupo.

Programas educativos

Programas educativos

Serviço educativo

O Serviço Educativo do Museu recebe grupos de alunos e professores, mediante marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridades dos visitantes. Para que a visita tenha o sucesso esperado é necessário existir uma estreita colaboração entre os técnicos do Serviço Educativo e os professores acompanhantes, pelo que se sugere que o professor desenvolva primeiramente uma visita preparatória ao Museu da Chapelaria.

Em função dos públicos e dos interesses didático-pedagógicos, disponibilizamos as seguintes tipologias de atividades:

  • Visita - constituída apenas pela visita guiada à exposição permanente e/ou temporária. Esta visita pode ser geral ou temática (duração estimada: 50 minutos)
  • Visita + oficina de trabalho - constituída pela visita à exposição permanente e/ou temporária seguida da realização de uma oficina de trabalho previamente escolhida (duração estimada: 90 minutos)
  • Oficina de trabalho – este módulo consiste na realização de um atelier escolhido pelo visitante no espaço destinado ao Serviço Educativo (duração estimada: 40 minutos)

Programas pedagógicos

Programas pedagógicos

Com o objetivo de atender à grande diversidade de necessidades e expetativas dos visitantes, concebemos diferentes programas pedagógicos:

Programas para Grupos Escolares - Destinados especificamente a:

  • Educação Pré-escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior
  • Educadores, professores e formadores

Programas Abertos ao Público - Dirigidos a diferentes idades e tipos de grupos:

  • Crianças dos 3 aos 5 anos
  • Crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE’s)
  • Grupos de adolescentes e jovens adultos
  • Famílias (pais, filhos, avós e netos)
  • Adultos

Para mais informações sobre os diferentes programas escolares, entre em contacto com o Serviço Educativo através do telefone 256 200 206.

Programas para seniores

Programas para seniores

Chapéus pela rua fora

O projeto “Chapéus pela rua fora” dirige-se a seniores com mobilidade reduzida que não têm condições físicas para se deslocarem ao Museu. Assim, o Museu desloca-se às instituições de apoio a seniores, sendo aí organizado um conjunto de atividades lúdicas. As sessões têm a duração aproximada de 1 hora cada, podendo ser agendadas várias sessões por cada lar de idosos. Em contrapartida o centro deve providenciar uma visita às exposições do Museu para os utentes sem restrições de mobilidade. Esta ação visa criar condições para que o maior número de pessoas possa usufruir do Museu levando até aos centros de apoio a idosos as histórias e as vivências retratadas pelo Museu.

Ainda sou do tempo... do chapéu

Ainda sou do tempo... do chapéu

Porque ainda há muitas histórias por ouvir e por contar, o Museu da Chapelaria desenvolveu um programa especificamente dirigido ao público sénior. São desenvolvidas atividades lúdicas e didáticas para população sénior, estimulando o exercício mental dos menos jovens e promovendo a animação e o convívio. Para tal preparamos um conjunto de atividades desenvolvidas por profissionais com experiência na área da Animação Sénior. O projeto “Ainda sou do tempo… do Chapéu” pretende proporcionar aos nossos visitantes momentos descontraídos e lúdicos. Desenvolvemos visitas às exposições permanentes de uma forma simples e descontraída que poderão ser colmatadas por um conjunto de atividades que visam estimular a criatividade do público sénior.

Tipologias de visita:

  • visita à Exposição Permanente (com ou sem oficina);
  • visita à Exposição Temporária (com ou sem oficina);
  • visita à Sala dos Usos Sociais (com ou sem oficina).

Público com necessidades específicas

Público com necessidades específicas

Programas inclusivos

O Serviço Educativo desenvolve um conjunto de visitas orientadas e atividades dirigidas a públicos com necessidades específicas que exploram os diferentes sentidos, recorrendo a oficinas de expressão corporal e trabalhando a motricidade fina.

As oficinas recorrem à expressão corporal, à pintura e aos sons, levando os participantes a descobrirem e superarem os seus próprios limites.

Explore outros conteúdos do Museu

Cookies

Acessibilidade