Saltar para os conteúdos

Doações

Contribua para preservar a história da chapelaria

O Museu da Chapelaria recebe doações de chapéus e objetos relacionados com a indústria, garantindo o seu estudo, conservação e integração nas coleções sempre que possível.

Como doar e participar

Chapéus

Doe o seu chapéu ao museu

O Museu da Chapelaria está recetivo a receber o seu chapéu e a tratar dele. Se tem objetos relacionados com a Indústria de Chapelaria e não tem como os conservar corretamente, poderá entrar em contacto com a nossa equipa. Conte-nos a história do seu objeto e a história de quem o usou e como usou e faça deste museu, um Museu também seu.

De acordo com Política Aquisitiva do Museu, estamos disponíveis para receber objetos sempre que estes permitam: 

  • Completar o espólio atualmente existente;
  • Enriquecer as coleções com peças que possam melhorar o conhecimento sobre a indústria de chapelaria;
  • Salvaguardar espólios de valor patrimonial e cultural estimáveis e que estejam em condições de exigir tratamento possível de realizar pelo Museu, e que, cumulativamente, se relacionem com a indústria da região, especialmente, com a indústria de chapelaria.

Chapéu branco

Compromisso do museu

Na sequência de qualquer doação o Museu da Chapelaria obriga-se:

  • A proceder à incorporação, inventariação e estudo da coleção recebida;
  • Se necessário, a proceder a ações de conservação preventiva bem como a realizar intervenções curativas de conservação e restauro nas peças recebidas;
  • A registar, catalogar e documentar a coleção;
  • A interpretar os objetos que dela façam parte, associando-os às memórias que importa recolher junto dos anteriores proprietários.

Objeto do museu

Critérios de incorporação

A incorporação, inventariação e estudo da coleção não obrigará o Museu da Chapelaria a integrar a doação na sua exposição permanente ou de longa duração, nem em exposições temporárias, antes sendo usada quando se considerar necessário e da forma mais adequada, desde que com objetivos científicos, culturais, educativos e lúdicos, e atendendo sempre às questões de conservação das peças em questão. Do doador espera-se todo o apoio possível (informativo, documental, iconográfico, ou outro) no sentido de facilitar o estudo e interpretação da coleção doada.

Para realizar uma doação, por favor, contacte o Serviço de Gestão de Coleções através do telefone 256 200 206 ou pelo email museuchapelaria@cm-sjm.pt.

Explore outros conteúdos do Museu

Cookies

Acessibilidade