História do Museu
O Museu da Chapelaria é tutelado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996.
História do MuseuO Museu da Chapelaria é mais do que um local de exposição — é um centro vivo de investigação, partilha e reflexão sobre a indústria chapeleira e o seu impacto social e cultural. Através da valorização do património material e imaterial, o Museu assume a vocação de preservar a memória coletiva e inspirar novas gerações para o saber-fazer e a inovação.
![]()
Conceptualmente orientado para a temática da Indústria da Chapelaria nos seus contornos de produção, comercialização, usos sociais e impacto económico, o Museu da Chapelaria assume-se como um espaço de reflexão, estudo e investigação de uma realidade que moldou a história do Concelho mas também a história da industrialização portuguesa.
![]()
É um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente útil, que evoca múltiplas histórias e memórias, contribuindo para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses.
![]()
Neste contexto, o Museu da Chapelaria é o ponto de partida para itinerários culturais que tocam outros pontos de interesse da história da indústria do município e da região, e que alargam o âmbito da visita a outras temáticas, oferecendo aos seus visitantes uma visão mais apurada e interessante da realidade regional.